Pages

sábado, 24 de março de 2012

Uma Páscoa mais saudável!

Chegando a Páscoa os supermercados enchem suas gôndolas e fazem até uma tenda com ovos de páscoa é ai que as pessoas muitas vezes compram qualquer chocolate mas preste atenção nessas dicas...
Além de gostoso o chocolate é um alimento rico em cálcio, ferro e outros nutrientes presentes no cacau, entre os mais importantes estão os polifenóis, substancias antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das celulas, o chocolate ou então melhor dizendo, o ovo da pascoa, pode reduzir o LDL Colesterol que é o colesterol ruim, e aumenta o HDL que é o colesterol bom, isso favorece a diminuição do risco de problemas cardio vasculares, como aterosclerose e o infarto.
 Como escolher O Chocolate mais saborosos e saudável

Qual é o melhor chocolate para comer? entrar em um bar que é delicioso sabor e ricos em antioxidantes, mas não em calorias.
O chocolate é um tratamento favorecido para milhões de pessoas em todo o mundo e varia entre combinações de sabor único moderno e o antigo fiel leite com chocolate que derrete na boca.Hoje em dia, o chocolate é misturado com quase tudo, incluindo o toucinho fumado, queijo de cabra, lavanda, pimenta de Caiena, gergelim preto e caril em pó.

Alguns fatos interessantes de Chocolate…

  • “Cacau” foi criado a partir o erro ortográfico do “cacau”
  • Chocolate tem mais de 500 componentes de sabor diferente, enquanto baunilha e morango ambos têm menos de 250.
  • “Chocolate” é proveniente do asteca palavra “cachuati”, que significa “água amarga”.
  • Um pod de cacau tem cerca de 45 feijões de cacau. Ele requer n/a feijões de cacau para fazer um quilo de chocolate.

Benefícios do cacau

A pesquisa indica que o flavonol composto de cacau tem propriedades antioxidantes (mais poderosas que o chá vermelho vinho ou verde) que ajuda a reparar os danos causados pelos radicais livres, bem como ajuda a proteger as plaquetas do sangue e reduzir a sua chance de doença cardíaca. Flavonóides de cacau também fortalecer o sistema imunológico, podem levar a baixa pressão, colesterol e blod e ter efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular e digestivo.
Basta ter em mente que o chocolate saudável servindo tamanho não é mesmo uma barra de chocolate inteira; é apenas 1,5 onças. Par uma pequena peça com um vinho de frutas vermelhas ou frutas fatiadas para manter as porções pequenas.

Ao escolher Chocolate….

Claro, todos sabem disso como um alimento de lixo comum, então, quais são os efeitos ruins? Para começar, o chocolate tem uma grande quantidade de matéria gorda da manteiga de cacau (que fornece a textura cremosa). Quanto mais escuro o chocolate, a manteiga de cacau mais é adicionada para equilibrar o nível mais baixo de açúcar. No entanto, manteiga de cacau é principalmente ácido esteárico, portanto, é uma gordura saudável com nenhuma gordura trans presente. Chocolate também contém muito açúcar. Quanto mais leve o chocolate, o açúcar mais. Normalmente, uma barra de chocolate de leite é quase 50% de açúcar com 30% de cacau. Por isso, quanto mais escuro o chocolate, o mais saudável, por causa de baixo nível de açúcar e alto nível de cacau poderoso.
  • Porcentagem de cacau. A quantidade de cacau pode variar de 10 por cento a tão altamente quanto 94. Procurar um bar com um mínimo de 35% de cacau.
  • Calorias. A maioria dos chocolates contêm 220 a 280 calorias por 42 gramas, então comer com moderação.
  • Ingredientes. Procure por chocolate de qualidade que é feita principalmente com gordura de leite e manteiga de cacau. Evite óleos hidrogenados ou vegetais.
  • Teor de gordura: Procure o zero trans fat, pois em alguns bares, a gordura trans pode ser até 20 gramas por porção.
  •  Considere a escolha de um Chega ao mercado brasileiro o substituto do cacau, a Alfarroba, uma opção mais saudável para quem não consegue viver sem chocolate. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau. Alternativo do chocolate em barra, os tabletes de alfarroba da CarobHouse são produzidos com o óleo de palma da Malásia, a mais rica fonte de tocotrienóis (vitamina E) e adoçado com Stevita, o único adoçante 100% natural.



    "Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura", conta Ivonir Dall'Inha, representante da alfarroba em Santa Catarina. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.
    Embora apresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras. A alfarroba ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. O fato de não haver açúcar (sacarose)  torna o produto light, e permite boa aceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efetivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário