Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Intolêrancia a Lactose

Sobre a Intolerância à Lactose



Milk
O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
 
 
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAL É O TEOR DE LACTOSE EM UM COPO DE LEITE?
O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose por cada 100 ml de leite. Assim, um copo de leite (250 ml) contém 12,5 g de lactose. O leite humano é o mais rico em lactose. Ele contém cerca de 7g de lactose por cada 100ml.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES EXISTENTES?
1. Tolerância à lactose: a lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Este exame não é indicado para crianças pequenas.
2. Hidrogênio exalado: (em inglês, Hidrogen Breath Test). Este exame mede a quantidade de hidrogênio exalado, que em situações normais é bem pequena. O quadro é diferente quando as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose (que não foi digerida) e produzem vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e ao chegar aos pulmões e é exalado. Para fazer o exame, o paciente ingere uma solução de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Níveis elevados de hidrogênio indicam uma digestão inadequada da lactose.
3. Deposição de ácidos : trata-se de um exame indicado tanto para crianças pequenas como para crianças maiores. A lactose não digerida é fermentada pelas bactérias do intestino grosso e produzem ácido láctico e ácidos graxos de cadeias curtas e ambos podem ser detectados em uma amostra de deposição.
4. Exame Genético: este é um exame novo, que promete ser a melhor forma de diagnosticar a intolerância à lactose pois é rápido e não produz sintomas desagradáveis como no caso do exame de ingestão de lactose. Neste exame o paciente retira uma pequena amostra de sangue e seu DNA é estudado para verificar se há mutação em relação à produção da enzima lactase. O resultado sai em 5 dias. Saiba +

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.
Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose. Saiba +

REPOSIÇÃO DE CÁLCIO
Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares. Saiba +
Referências:
Tulla H. Lactose Intolerance. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 19, No. 2, 165S–175S (2000)
International Foundation for Functional Gastrointestinal Disorders – www.iffgd.org

Receitas


Manjar de coco
INGREDIENTES
  • 400 ml de leite de coco
  • 2 xícaras de leite de soja
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 250 g de ameixa seca sem caroço
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para a calda)
  • 1 xícara de água
  • 100g de coco queimado em flocos
  • 1/4 de xícara de vinho do porto
PREPARO
1. Dilua o amido de milho em algumas colheres de leite de soja.
2. Em uma panela, adicione o leite de coco, o leite de soja, o açúcar e o amido de milho diluído.
3. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até formar um creme.
4. Em uma panela pequena, coloque as ameixas, as duas colheres de açúcar,  a água e leve para cozinhar em fogo baixo até as ameixas ficarem quase desmanchadas e formar uma calda fina. Depois de iniciar o cozimento, não mexa para não cristalizar o açúcar.
5. Em um refratário pequeno, coloque os flocos de coco e adicione o vinho do porto. Misture bem até os flocos de coco absorverem bem o vinho do porto.
6. Monte a sobremesa. Em taças ou em uma travessa de 20 x 20 cm, adicione primeiro uma camada de flocos de coco, adicione o creme quando estiver morno e leve ao refrigerador por no mínimo 1 hora.
Sirva gelada com a calda de ameixas por cima.
Rendimento: 8 a 10 porções
Esta receita foi elaborada:
-sem lactose
-sem proteína láctea
- sem glúten
http://www.semlactose.com/index.php/2012/03/11/manjar-de-coco-especial/

Tortinha de espinafre sem glúten e sem lactose


INGREDIENTES
  • 1 xícara de creme de milho
  • 1 xícara de farinha de arroz integral ou comum
  • 2 ovos inteiros
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de noz moscada
RECHEIO
  • 1 maço de espinafre limpo, cozido e picado
  • 1 tomate pelado e picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho
  • 1 ovo cozido picado
  • 2 colheres de azeite
  • sal e pimenta à gosto
PREPARO
Coloque as colheres de azeite, doure o alho a cebola e refogue o espinafre. Em seguida adicione o tomate, sal, pimenta e por último adicione o ovo picado. Reserve.
No liquidificador coloque primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos. Bata bem. A massa deve ficar com uma consistência cremosa, mas não firme demais. Ao virar o copo do liquidificador, ela deve escorrer facilmente.
Unte uma forma 20 x 20 cm rasa, adicione 2/3 da massa, coloque o recheio e por fim  cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos em fogo médio. Quando a torta começar a dourar, ela deverá estar pronta. Sirva quente.
Dica: os recheios podem variar. Experimente fazer com um recheio de frango ao molho de tomates, carne de panela ou mesmo outros legumes. Uma excelente opção de variar o cardápio do dia-a-dia.
http://www.semlactose.com/index.php/2010/08/18/tortinha-de-espinafre-sem-gluten-e-sem-lactose/


Bisnaguinhas sem lactose

As bisnaguinhas não podem faltar em festinhas de aniversário e no lanche das crianças. São favoritas entre os pequenos e podem ser feitas com salsicha para servir cachorrinho quente, ou ainda recheadas com presunto, tomate picado e outros recheios que conquistam a garotada. Aprenda a fazer as bisnaguinhas sem lactose e sem proteínas do leite usando esta receita.
INGREDIENTES
  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
  • 500 g de farinha de trigo (4 xícaras)
  • 250 ml de água
  • 3 colheres de sopa de açúcar (36 g)
  • ½ xícara de chá de SupraSoy sem lactose (65 g)
  • ½ colher de sopa de sal (8  g)
  • 1 ovo (60 g)
  • 1 colher de sopa de creme vegetal (14 g)
  • 1 gema para pincelar
PREPARO
Faça  a esponja da massa.  Em uma vasilha pequena, dissolva o fermento em 2 colheres (sopa) de água e acrescente 2 colheres (sopa) da farinha. Tampe  e deixe fermentar por pelo menos 15 minutos.
Faça a massa.  Coloque o restante da farinha, o açúcar, o SupraSoy  e o sal em uma tigela grande e misture. Faça uma cova no centro e adicione a esponja, o ovo e o restante da água. Misture com as mãos até obter uma massa. Transfira-a junto com o restante da farinha da tigela para uma mesa limpa e seca e comece a sovar, apertando a massa com as mãos e rolando-a sobre a mesa. Depois de sovar por 10 minutos, acrescente o creme vegetal (se a massa começar a grudar, acrescente 1 colher de sopa de farinha). A massa deve estar bem lisa e fofa. Sove por mais 5 minutos, transfira-a de volta para a tigela e cubra com um pano ou filme plástico. Deixe descansar por 15 minutos.
Unte duas assadeiras grandes com óleo. Corte pequenos pedaços da massa (30 g) e faça com as mãos formatos de bisnaguinhas. Coloque-as sobre a assadeira com um espaço de pelo menos 5 cm entre elas. Cubra as assadeiras com um pano ou filme plástico e deixe descansar por cerca de 40 minutos ou até as bisnaguinhas dobrarem de volume.
Pincele-as com a gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 160 graus (médio-baixo) por cerca de 20 minutos ou até começarem a dourar levemente. Espere esfriar e sirva.
Rendimento: cerca de 30 bisnaguinhas
Tempo de preparo: 1 hora

Quer ver mais receitas com SupraSoy sem lactose? Acesse o site da Suprasoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário