Pages

terça-feira, 10 de julho de 2012

Constipação Intestinal.....

Queridos leitores...desculpe a minha ausência nesses ultimos meses mas foi questão de muitas provas,trabalhos da faculdade.
Hoje na minha volta a este blog vou falar sobre um problema que afeta muitas pessoas entre adultos,jovens,crianças e idosos.A constipação intestinal é um problema que afeta milhões de pessoas que por muitas vezes não sabem o que fazer.Primeiro é necessãrio entender o que é a contipação intestinal para então poder tratá-la,não deixando de trazer a observação que você que tem este problema  deve procurar a ajuda de um médico ou ir a uma nutricionista para instruí-lo de forma melhor e fazer um acompanhamento no seu caso certo....Bom ai vai algumas dicas nesse artigo. 




Add caption







O que é constipação intestinal?

Mais conhecida como prisão de ventre a constipação intestinal é um problema que atinge grande parcela da população moderna. A constipação é caracterizada pelo número de evacuações inferior a três vezes em uma semana;  pela diminuição do número de evacuações considerado usual nos últimos meses, ou, dificuldades para evacuar normalmente.
A constipação intestinal pode muitas vezes ser um sintoma de algum outro problema gastrointestinal, ou somente conseqüência de uma alimentação  pobre em fibras. Outros fatores além da alimentação também influenciam o surgimento da constipação, como idade, mais comum em idosos, sexo feminino sofre mais com o problema, e nível de atividade física, mais comum em indivíduos sedentários.
Para saber a causa da constipação intestinal é indicada uma consulta médica acompanhada de exames laboratoriais. O tratamento mais eficaz é feito pela suplementação de fibras naturais (através dos alimentos) ou de fibras manipuladas em farmácias de homeopatia. A primeira opção é sempre bem vinda e eficaz na maioria dos casos de constipação intestinal. O uso contínuo ou esporádico de medicamentos laxativos é terminantemente prejudicial!
Conseqüências da Constipação Intestinal
A constipação intestinal, definitivamente, causa um transtorno considerável ao organismo. O resultado desse estresse pode ser percebido de diversas maneiras. O inchaço e dor abdominal são os sinais percebidos em um primeiro momento, com o passar do tempo outros sinais começam a surgir como: mal humor, irritabilidade, cansaço, pele oleosa e gases.  Em longo prazo a constipação intestinal pode contribuir para o aparecimento de doenças mais graves como apendicite, câncer de cólon, obesidade e diabetes.
Alimentação e Constipação
Os alimentos podem ser divididos em dois grupos principais: laxantes e constipantes.
De uma maneira simples para evitar a constipação intestinal deve-se dar preferência ao grupo dos alimentos laxativos e evitar o alimentos constipantes. Não estamos falando aqui de nenhuma dieta especial e sim combinar os alimentos de maneira certa e aderir isso como rotina alimentar. Abaixo uma pequena listagem dos alimentos constipantes e laxantes.
Constipantes: arroz, chá preto ou mate, batata, chuchu, cará, inhame, ovo cozido, presunto, salsicha, pães, banana-maçã, caju, goiaba, maçã, bolachas, cenoura cozida, mandioca.
Laxantes: verduras em geral, aveia, abacate, azeitona, ameixa, abóbora, óleos vegetais, abacaxi, cebola, feijões, lentilha, repolho, creme de leite, pepino, tomate, chocolate, iogurte, quiabo, grão de bico, manteiga, sorvete, mamão, laranja, castanhas, manga, maçã, limão (suco concentrado), pêra.
Um detalhe importante na prevenção da constipação intestinal é a hidratação. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia (equivalente a 8 – 10 copos) é imprescindível pra o funcionamento intestinal adequado. Outra dica, não menos importante, é manter o corpo ativo, a atividade física também ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Fonte: http://www.anutricionista.com/constipacao-intestinal-e-alimentacao.htmlpor Nutricionista Tania A. Mesquita de Oliveira 
O controle  alimentar é o primeiro passo para a correção do problema.




Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;
Substitua alimentos refinados por integrais como pães, arroz, biscoitos e macarrão;
Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções. Evite a goiaba e a banana prata;
Utilize a linhaça na vitamina. A linhaça deve ser adquirida inteira e liquidificada na hora de usar;
Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições. Mastigue muito bem os alimentos;
Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Estes são ricos em fibras, importantes para um bom funcionamento intestinal;
Consuma iogurte, coalhada ou leite fermentado diariamente;
Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;
Faça atividade física regularmente. Este ajuda a manter bons movimentos do peristaltismo intestinal;
Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos;
Controle o estress e a ansiedade. Muitas pessoas que apresentam crises de cosntipação intestinal durante estes momentos.


Melhorar a flora instetinal é um caminho não só para corrigir o funcionamento do intestino como também para evitar doenças. A nossa flora atua como mecanismo de defesa, protegendo nosso corpo. Neste processo, os pré e probióticos são nossos aliados.

O consumo destes alimentos deve ser associado a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturas e trans, rica em líquidos e em alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, carnes brancas e magra.


















Um comentário:

  1. gostei muito das dicas é facil de entender e facil de seguir ...obrigada pelas dicas vou seguir pois sofro de constipaçao e sei como é ruim

    ResponderExcluir